sexta-feira, 23 de maio de 2008

faculdade de ciencias aeronalticas


A carreira
Piloto de avião tem rotina de top model . Seu ritmo de trabalho é duro: nada de Natal, Ano Novo, feriados. O cotidiano é passado sob constante mudança de fuso horário, com exposição a níveis de ruído e de radiação cósmica que perturbam o organismo. Também nada de abusar de álcool, empanturrar-se de comida ou passar noites em claro. Saúde perfeita é requisito fundamental nesse profissional. Afinal, ele tem de controlar máquinas voadoras a 950 km/h e a 10 000 metros do chão, com a responsabilidade pela integridade de centenas de passageiros .Manipular os equipamentos computadorizados das modernas naves faz parte da tarefa do comandante. Ele deve ainda dominar as rotas aéreas, cuidar da comunicação com as torres de comando, orientar a tripulação e manter a calma dos passageiros em momentos de crise. Para isso, equilíbrio emocional é essencial. "Depois de formados e no exercício da atividade, somos submetidos a uma constante avaliação", diz Pedro Goldenstein, comandante internacional da Varig. A cada ano são duas provas em simuladores de vôo e outras duas sobre os regulamentos de tráfego aéreo e os equipamentos do avião, além do check-up de saúde anual - que, dependendo do resultado, pode encerrar prematuramente um carreira.
O mercado
Céu de brigadeiro para quem embarcar nessa viagem. Dos 160 pilotos formados até 1998, 150 estão empregados. Entre 1997 e 1998, os vôos interestaduais e internacionais no Brasil cresceram 12,3% e os regionais, 45%. A TAM está recebendo jatos Airbus 330 para rotas internacionais. E a Varig tem contrato assinado com a fábrica de aviões Boeing para receber 39 aparelhos até 2003. Com isso, o Departamento de Aviação Civil (DAC) estima que o tráfego aéreo no Brasil aumente 70% até 2010.Salário médio inicial: R$ 1905, 87.Em alta: Aviação Comercial.
O curso
Para ingressar, além de passar no processo seletivo, você deve ter o brevê de piloto privado com, no mínimo, 35 horas de vôo. Na faculdade são mais 200 horas voando, por instrumentos e em aviões com mais de um motor. A teoria engloba física, matemática, psicologia, técnicas de pilotagem de jato e navegação aérea. Além disso, administração e planejamento do transporte aéreo preparam o profissional para o gerenciamento de empresas. Duração média: três anos.

Nenhum comentário: